fbpx

AUTONOMIA NA GESTÃO DAS EMOÇÕES “CONHECE-TE A TI MESMO”

Mediante a um cenário atípico pelo qual estamos vivenciando desde o ano passado com a pandemia da covid-19, tem mostrado a necessidade do autoconhecimento, que em suma é nada mais é do que uma investigação sobre si próprio.

Como foi diagnosticado em 2020, uma série de elementos e situações que apontaram para os discentes, docentes e família as fragilidades emocionais, e que muito dificultaram o desenrolar das atividades de ensino aprendizagem, visto que foi necessário o recurso das aulas remotas para que houvesse a continuidade do ano letivo.

A equipe pedagógica do CESMA,  sensível a essas questões propõe a temática AUTONOMIA NA GESTÃO DAS EMOÇÕES, com ênfase na premissa de “CONHECE-TE A TI MESMO”, pelo filósofo grego Sócrates, almejando entender esse mar revolto no campo das emoções de nossos educandos, família e educadores, para juntos promover ações que levem a convivência e controle de tais sensações que nos acometem a alma.

O propósito desse projeto com duração de um mês no II trimestre, é ajudar os estudantes e família, a desenvolverem a capacidade de olhar para dentro e saber exatamente quais são as virtudes e os defeitos, as forças e as fraquezas. A partir da aplicação da rubrica e necessariamente identificados os principais problemas emocionais que acometem os jovens e adolescentes – 6º ano do fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio, foram trabalhados várias tipologias textuais, análise de trailers de filmes, séries e reality shows, além de promover espaços de pesquisa e produção científica sobre tais problemas relacionados ao campo das emoções.

O projeto interdisciplinar de linguagens: Lentes Sobre Gente: sentindo pensando e existindo é fruto da construção coletiva envolvendo as disciplinas de língua portuguesa e inglesa, redação e artes.

A culminância realizada no último dia 02/09, resultou em um belíssimo trabalho. Onde os estudantes do 6ºao 8º ano usaram as artes e as poesias para externar suas emoções e o caminho para o autoconhecimento. Já os estudantes do 9º ao 3º do ensino médio aprofundaram na produção de um miniprojeto sobre a temática, através da pesquisa e do arcabouço cientifico, com o intuito de serem protagonistas do processo já pleiteando o Projeto de Vida, que só terá êxito no momento que se tem a oportunidade do controle emocional e do autoconhecimento.

Os alunos deram um show em criatividade e os professores puderam ver seus alunos além da sala de aula.

“É sempre um prazer, mesmo sendo professor da área de exatas , acompanhar e apoiar os projetos propostos por minhas colegas de humanidades e linguagens, executados com tanta excelência por nossos educandos. A cada novo projeto, novas emoções, novas surpresas, nem mesmo o distanciamento social conseguiu diminuir a maestria com que eles têm se engajado nos projetos, esse último em especial me provocou diversas sensações, consegui enxergar meus/minhas alunos(as) para além do perfil de estudante, quando eles compartilham vivências e gostos pessoais de uma maneira esteticamente aos meus olhos perfeita, através da apresentação do e-book , acredito que estão desenvolvendo habilidades e competências que serão levadas para vida. Sorri, chorei, me arrepiei em diversos momentos, estou muito orgulhoso e me sentindo mais próximo do que almejo como parte dessa equipe de educadores. Uma educação pra vida!” Prof. Cleiton Silva

A coordenadora pedagógica, Marilza Tito, fala sobre a importância do projeto e parabeniza o envolvimento de toda equipe.

“O projeto “Conhece-te a ti mesmo” com subtema: Lentes sobre Gente: sentindo, Pensando e Existindo foi uma proposta muito interessante para fomentar o autoconhecimento de nossos estudantes, levá-los a pensar sobre si partindo da premissa familiar, do meio que o cerca, como veem o mundo, propomos também a releitura de sua ancestralidade e seu projeto de Vida. Desde já gratidão aos professores João Edésio, Selma Cedraz, Fernanda e Síntia Piol por abraçarem um Projeto tão lindo como este. Aos alunos, obrigada por idealizarem seu sentimento de pertença, aos familiares é só gratidão por acreditarem na Escola Cesma! Aos nossos gestores Jorge Santana e Edinalva Oliveira por nos apoiarem!”

Convidada, Luciene Mattos – Professora de Geografia da rede Estaudal em Feira de Santana e professora do CESA Retirolândia

Para conferir o resultado desse projeto, disponibilizamos em nosso canal a apresentação na integra Fundamental 2 e do Ensino Médio

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *